Envolvida desde cedo com arte e perícia manual – pianista desde os 7 anos – Cristina
Espinoza encontrou familiaridade quando fundiu os ingredientes arte, criatividade,
ferramentas, gemas e metais preciosos, sentindo-se abraçada pelo universo da Joalheria.
Após uma temporada em Londres, partiu rumo a Portugal onde recebeu o título de mestre em Estudos de Design pela Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa. Ainda em Lisboa, cursou Joalheria no Ar.Co – Centro de Arte e Comunicação Visual, captando assim os seus primeiros conhecimentos teóricos e práticos da criação, da inovação, do pensamento artístico e produtivo da Joalheria.
Ao retornar ao Brasil, deu continuidade ao aprendizado de outras técnicas produtivas e práticas na Escola Gaúcha de Joalheria e na Criatività Escola de Joalheria, sempre em busca de aperfeiçoamento das técnicas e dos processos joalheiros.
Atualmente Cristina Espinoza conta com uma seleta equipe e produz no seu próprio atelier joias que circulam por diversos estados do Brasil, e também em países como Estados Unidos, Portugal, Alemanha, Suíça e Espanha.
Compreender que uma joia é muito mais do que furos, traços e texturas pode não ser
simples. Quando entendemos que cada olhar é singular, no entanto, podemos sentir que o toque do designer/artista/joalheiro produz tantas possibilidades quanto a sensibilidade e a percepção da pessoa permitirem. É aí que assimilamos que a criação de uma peça única e exclusiva estará sempre impregnada de amor, carinho e dedicação.
- Cristina Espinoza